Pacto pela Educação realiza encontro sobre Educação Integral

Nesta quinta-feira, 11, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, nos dias 11 e 12 desta semana, no horário de 8 às 17hs, auditório do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), às 9h, o Encontro Diálogos de Educação Integral. O evento é realizado em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (Cenpec), sendo uma ação do Pacto pela Educação do Pará e tem como objetivo socializar experiências exitosas em Educação Integral do estado e do Programa Mais Educação. A aberura do evento contou com a apresentação do grupo gospel de dança da Escola Estadual Gaspar Viana, criado com o incentivo e finacimento do Programa Mais Educação.

Além disso, o encontro pretende apresentar a Política de Educação Integral aos gestores dos municípios paraenses com o intuito de implementar a educação em tempo integral nas escolas do estado do Pará. Participam do evento gestores de Unidades Seduc na Escola (Use’s), coordenadores do Mais Educação, coordenadores de escolas de tempo integral e gestores municipais de educação.

Segundo a coordenadora do Mais Educação da Escola Estadual Mário Barbosa, Patrícia Pinheiro, essa é uma oportunidade que os educadores possuem para enriquecer o conhecimento e melhorar suas práticas educativas. “Vamos conhecer o que está sendo trabalhado nas outras escolas, boas experiências que poderão nos ajudar a adquirir nos formas para trabalhar com esses alunos e tenho certeza que será um encontro muito produtivo”, declarou ela.

A proposta de educação integral da rede é um desdobramento da política nacional da educação básica, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), voltada para a melhoria da qualidade do ensino público. A Educação integral da Seduc vem se operacionalizando gradativamente na rede pública estadual, por meio da adequação do currículo e da infraestrutura das unidades escolares, com enfoque na elevação do tempo de aprendizagem, fortalecimento da convivência social e na organização pedagógica interdisciplinar.

Para Léticia Araújo , coordenadora de projetos do Cenpec, afirma que a implantação da Educação Integral no estado é muito importante. “Temos uma parceria com a Seduc há dois anos e prestamos assessoria técnica para a construção do Plano de Educação Integral, pois sabemos da importância que este tipo de educação tem para melhoria e desenvolvimento da educação no estado. Queremos que a Educação Integral deixe de ser programa para ser política pública e ser pensado de modo amplo e que atinja o maior número de escolas possível”, enfatizou a coordenadora.

De acordo com Luiz Miguel Queiroz, coordenador do Ensino Fundamental da Seduc, esse encontro sistematiza as diversas atividades bem sucedidas nas escolas de educação integral e que desenvolvem o Programa Mais Educação, um importante momento para a troca de experiências. “ Esta é uma ação que integra as ações do Pacto pela Educação do Pará e servirá para conhecermos o que há de melhor nas escolas nas escolas de Educação Integral e nas instituições de ensino que trabalham com o Mais Educação, uma excelente oportunidade para a troca de experiências, apontando os limites e desafios como encaminhamento para a implantação da Política Estadual de Educação Integral”, declarou ele.

Eliane Cardoso
Ascom/Seduc