Município adere ao pacto pela educação do Pará

09/09/2013 – 19:55:05

Durante solenidade que aconteceu nesta segunda-feira, 09, no auditório do IFPA, o prefeito Alexandre Von, acompanhado da vice-prefeita Maria José Maia e do secretário de Estado de Educação Cláudio Cavalcanti Ribeiro, assinou nesta segunda-feira, 09, o Termo de Adesão ao Pacto pela Educação do Pará, proposto pelo governo do estado do Pará, através da Secretaria de Educação (SEDUC). O Pacto pela Educação desenvolve inúmeros programas e projetos que buscam alcançar a educação em sua integralidade, com uma meta clara: aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis – Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio – em um período de cinco anos. O município compromete-se a criar as condições necessárias para que o IDEB da rede pública municipal tenha até 2017, um incremento do valor percentual proposto, em relação aos resultados de 2011.
Ao aderir ao Pacto, o município de Santarém passa a ter acesso às metodologias e tecnologias voltadas, sobretudo, ao ensino e à gestão da educação.

“Serão utilizadas ferramentas e implementadas ações institucionais que assegurem avanços na qualidade da educação pública no município. Avanços que contemplam: valorização dos profissionais da educação, melhor infraestrutura nos prédios escolares, utilização de programas e ferramentas que permitam um melhor processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais e estaduais”, explica o prefeito Alexandre Von.

Ao aderir ao Pacto pela Educação, o município passa a ter acesso à participação no Sistema Paraense de Avaliação da Educação (SISPAE), um programa de avaliação sistemática para aferir o desempenho dos alunos, das escolas e da rede de ensino. O SISPAE fornecerá subsídios para a correção de políticas educacionais, visando, também, a autonomia da escola, o estabelecimento de parcerias com diferentes segmentos sociais em prol de uma melhor atuação da escola, e o desenvolvimento de uma cultura de avaliação que envolva a comunidade escolar.
Com a assinatura do Pacto, Santarém terá participação no SISPAE, com comunicações dos resultados para aperfeiçoamento pedagógico e da gestão, apoio técnico para acessar recursos de programas federais e participação no Sistema de Premiação do Pacto, em função da melhoria dos resultados educacionais no município. (PMS)

Fonte: Agência Pará