Fundação Bunge adere ao Pacto pela Educação do Pará

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/04/2014 18:21:00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Bunge assinaram nesta sexta-feira (25) um termo de compromisso que formalizou a participação da empresa no Pacto pela Educação do Pará. A assinatura ocorreu durante a cerimônia de inauguração do novo terminal Portuário Graneleiro da Bunge, no município de Barcarena, que teve a presença da presidente Dilma Roussef e do governador Simão Jatene.

Assinaram o documento Simão Jatene, o secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço, o presidente da Bunge no Brasil, Pedro Parente, a diretora executiva da Fundação Bunge, Cláudia Calais, e a diretora presidente do Instituto Synergos, Wanda Engel. O termo é válido até 31 de dezembro deste ano, e pode ser prorrogado até a data limite de 31 de dezembro de 2017.

A partir de agora, a Fundação Bunge passa a integrar, em parceria com a Seduc, o Comitê Regional do Tapajós pelo Pacto da Educação no Pará e o Comitê Gestor Municipal de Barcarena e Itaituba. Para o secretário de Educação, parcerias como essas colocam a educação na centralidade do desenvolvimento econômico na região. “Precisamos de parcerias que consideram a educação como algo fundamental para a sustentabilidade dos negócios”, ressaltou.

A parceria consolida também um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais – como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) –, para fazer frente ao grande desafio de garantir às novas gerações as competências básicas para participação no processo de desenvolvimento sustentável. “É esse diferencial, de união de esforços, que nos fez aderir ao Pacto pela Educação do Pará”, afirmou Cláudia Calais.

Por meio do acordo, caberá à Bunge, além da participação nos comitês de governança do pacto, a assistência técnica e responsabilidade social aos programas e projetos e apoio nas ações de voluntariado. “Hoje é um dia de festa para nós, pois uma empresa com tradição em sustentabilidade, também no campo social, adere ao Pacto pela Educação e nos apóia na conquista da nossa meta que é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2017”, disse Wanda Engel.

Danielly Gomes
Secretaria de Estado de Educação