Experiência de escolas fortalece os avanços no setor educacional do Pará

 

Ao abrir nesta terça-feira (15), no Palácio do Governo, o terceiro Encontro dos Municípios do Pacto pela Educação do Pará, o governador Simão Jatene enfatizou a necessidade do fortalecimento do setor educacional por unidade escolar. “Já estamos agindo nesse sentido, no Pacto, de que é a partir do incentivo e do reconhecimento daquelas escolas que conseguem cumprir suas metas de qualidade de ensino que teremos cada vez mais referências para as escolas nos municípios do Estado. Vamos cruzar informações sobre a realidade das escolas estaduais e municipais para que possamos avançar em parcerias e investimentos concretos. É preciso que governo e municípios caminhem juntos na educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio, sem fronteiras de governo e prefeituras”, afirmou o governador. Jatene referiu-se ao processo de parcerias institucionais viabilizado no Pacto pela Educação, conjunto de ações reunindo o Governo do Estado e parceiros para elevar o nível da educação no Estado, nos 18 municípios-piloto do Pacto.

São municípios-piloto do Pacto: Almeirim, Bonito, Canaã dos Carajás, Curralinho, Juruti, Melgaço, Moju, Ourém, Paragominas, Primavera, Salinópolis, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tailândia, Tracuateua e Ulianópolis.

Nesse sentido, o governador Simão Jatene enalteceu a atuação dos prefeitos dos municípios-piloto do Pacto, já que para avançar na educação requer empenho e superação por parte dos gestores, diante da crise econômica vigente no País. “A participação dos prefeitos nesse processo é decisiva, porque podemos dizer que o ponto de partida no Pacto pela Educação é o município. Não adianta se falar em cenário global se a base, o município, não estiver fortalecida. Com bons resultados nesses municípios podemos fazer com que outros também consigam concretizar ações positivas na educação”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, informou que nos 18 municípios piloto do Pacto, do total de 305.431 estudantes 75% (cerca de 230 mil) estão matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental (escolas municipais) e apenas 25% (75 mil alunos) no Ensino Médio (escolas estaduais). Das 1.532 escolas, 7% são estaduais; a maior parte das unidades de ensino é de escolas municipais.

Ações estruturais

A secretária Ana Cláudia Hage, ao lado de Wanda Engel, diretora do Instituto Synergos, executor do Pacto, destacou que nos municípios piloto ao longo de 2015, nesse novo formato de atuação do Pacto, foi providenciada a formação de 479 professores, como parte do Projeto Aprender Mais (visando o reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática); 2.500 estudantes foram atendidos no projeto Mundiar, voltado para a correção da distorção idade-ano escolar; além da articulação do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica (Cefor/Seduc).

Também nesse período houve atuação de 26 articuladores de projetos em escolas dos municípios; quatro escolas reformadas e 10 em andamento, além de projetos em processo de viabilização jurídica e operacional; 1.556 conselheiros escolares capacitados para a gestão de recursos públicos relacionados  à implantação e manutenção de projetos pedagógicos; implantação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE); implantação do projeto Família Educadora para fortalecer o vínculo de grupos familiares e estudantes com as unidades escolares; recursos tecnológicos para educação foram colocados à disposição dos educadores e estudantes por meio da plataforma Seduc Digital.

Para 2016, entre outras ações previstas no Pacto, como anunciou a secretária Ana Cláudia Hage, serão construídos planos de ação nas escolas, a partir dos indicadores educacionais de cada unidade de ensino, visando aumentar a proficiência dos estudantes, combater a distorção idade-ano escolar, repetência e evasão escolar.

Como parte da programação da reunião de gestores do Pacto pela Educação do Pará, prefeitos e secretários municipais de Educação apresentaram resultados alcançados ao longo do ano e suas metas para 2016. A programação continua com a reunião do Comitê Gestor do Pacto.

Texto: Eduardo Rocha
Fotos: Fernando Nobre / Ascom- Seduc


Logo_BID Logo_ItauBBA Logo_Natura


Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.