Alunos de todo o Pará passarão por avaliação

SISPAE – Objetivo é verificar como está o aprendizado nas redes públicas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza hoje e amanhã, simultaneamente em todo o Estado, as provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sispae 2014 (Sistema Paraense de Avaliação Educacional), que faz parte do conjunto de metodologias utilizadas dentro das ações do Pacto pela Educação do Pará. Ao todo, alunos de 141 municípios, em 100% da rede estadual e quase  98% da rede municipal de ensino, devem fazer as provas que terão 2 horas e meia de duração, dentro do horário letivo normal, nos turnos da manhã (8h), tarde (14h) e noite (19h). Será acrescido o tempo de 1 hora para os alunos com necessidades educacionais especiais.

O exame será totalmente objetivo e abrangerá os seguintes anos/séries: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Não houve nenhuma preparação específica para os estudantes porque a intenção é, justamente, avaliar o aprendizado, identificando fatores socioeconômicos e culturais inerentes à realidade do ensino no Pará. Além dos testes, serão aplicados questionários contextuais tanto para os alunos como para o diretor, o especialista em educação e o professor. Todas as ações previstas no Sispae estão disponíveis no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Vunesp) será a responsável pela aplicação das provas do sistema, que, além de avaliar o processo ensino-aprendizagem, propõe reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados e referenda políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. De acordo com a coordenadora do Sispae, Conceição Brayner, os resultados da edição de 2013 não foram tão bons como o esperado, pois ficou comprovado que o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática precisa melhorar, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

“Em 2013, foi uma edição piloto para apresentar a metologia do sistema, mas, em 2014, vamos, de fato, criar subsídios para reorientar as políticas públicas. O resultado desta edição deve sair em março de 2015 e, logo em seguida, vamos iniciar o processo de informação para análises e ajustes pedagógicos dos indicadores”, explicou. No Sispae 2013, a principal constatação foi a de que entre alunos do 4º ano, a proficiência em Língua Portuguesa, dos cerca de 70% dos alunos avaliados, está entre os padrões avançado e adequado. Os 30% restantes encontram-se nos níveis básico e abaixo do básico, indicando habilidades que ainda serão desenvolvidas.

Acesse aqui: http://www.ormnews.com.br/noticia/alunos-de-todo-o-para-passarao-por-avaliacao#.VHXUFWd3TIJ

Fonte: O Liberal Digital, 26 de novembro de 2014

 

 

 


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