Aluno da rede estadual está na semifinal de Olímpiada

14 DE NOVEMBRO, 2014 – 08H29 – EDUCAÇÃO

Por: Seduc

Aluno do 2º ano da Escola Estadual do Ensino Médio Prof. José Edmundo Queiroz, de Marituba, Wilcles de Souza Freitas, 16 anos, viaja Brasília (DF) na segunda-feira (17) para concorrer à etapa regional de Artigos de Opinião da 4 ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Junto com Wilcles, outro paraense também foi selecionado. Francisco Gabriel Reis Moraes é da rede de ensino municipal de Paragominas e concorre na categoria de Wilcles. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, um dos parceiros do Pacto pela Educação, programa da Secretaria de Estado de Educação responsável em promover a melhoria da qualidade da educação no Estado do Pará.

Wilcles segue na Etapa Regional para Artigos de opinião, com a redação “Lixo o Benefício – Acorda Marituba!”. O aluno explica o tema do artigo que submeteu a Olimpíada. “Tratava da questão do Lixão do Aurá que seria fechado e transferido para Marituba. Eu defendo a tese de não transferir o Lixão do Aurá para cá.” O Lixão do Aurá é um aterro sanitário, localizado na região metropolitana de Belém e, a partir da Lei 12.305, do Governo Federal, deve encerrar as atividades desse tipo de aterro a céu aberto no Brasil. Para concorrer na Olimpíada de Língua Portuguesa, Cilene Faro, professora de Língua Portuguesa inscreveu a escola. Os alunos passaram por diversas etapas até chegar às fases finais. “Teve a etapa na escola, a etapa municipal e agora a etapa regional”, lembra Wilcles.

Novo desafio – O aluno explicou que a organização da Olimpíada de Língua Portuguesa enviou material sobre Rede Social e Juventude para que os concorrentes possam participar dessa etapa regional do concurso. “Enviaram material e eu já estou lendo, para ter uma base e discutir a nossa tese quando estiver em Brasília”, defende o aluno.Wilcles já tem experiência em participar nesse tipo de concurso. O aluno participou também da fase final do Parlamento Juvenil do Mercosul. Junto com mais dois paraenses, Aline Passos, da Escola Estadual Prof. José Edmundo Queiroz e com representante paraense do Parlamento Juvenil do Mercosul, Joyce Cristina Moraes de Almeida, 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Antonieta Serra Freire, em Icoaraci (PA), Wilcles formou a delegação paraense a concorrer no Parlamento. “Foi muito proveitoso: conhecer novas pessoas, novos costumes”, diz o aluno da experiência.A expectativa é grande, com essa participação na Olímpiada. “Além de poder fazer novos textos, transcrever os textos apresentados para chegar aonde cheguei, quero trocar experiências e conhecer novas pessoas que, assim como eu, estão nessa etapa do concurso”.

Do Pará, já participaram da Olimpíada, 3.745 professores, 2.573 alunos. A olimpíada acontece a cada dois anos em ano pares. Em anos ímpares, não há concurso de textos, mas um trabalho de formação de educadores em todo o Brasil por meio de cursos presenciais e a distância. A Olimpíada teve, ainda, outras duas etapas regionais para a seleção dos finalistas: de 3 a 6 de novembro, em Maceió (AL), dos alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental, gênero memória; e de 10 a 13 de novembro, em Porto Alegre (RS), dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ºano do ensino médio, gênero crônica. Brasília é a última etapa de seleção dos finalistas do concurso.As quatro etapas regionais reúnem 500 estudantes semifinalistas e seus professores. Em cada gênero literário serão selecionados 38 finalistas, que terão os textos avaliados pela comissão nacional, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), que, entre 24 a 28 de novembro trabalharão para escolher os 20 melhores textos. A premiação acontecerá no dia 17 de dezembro, em Brasília (DF).

Acesse o link aqui.

Fonte: Portal ORM, Notícias, 16 de novembro de 2014